If the good die young, I'll live forever... on the road!

sábado, 13 de novembro de 2010

O último dos guitar heroes!


Grandes guitarristas nós temos muitos, heróis da guitarra só alguns. Hendrix, Clapton, Santana, Eddie Van Halen, esses são alguns exemplos de grandes heróis da guitarra.

Com o advento das novas tecnologias e de um quadro econômico equilibrado mundialmente, os jovens tiveram acesso à música, de uma maneira geral com uma facilidade nunca vista antes. Muitos comprando seus instrumentos e fazendo sua música, outros consumindo essa música, uma outra parte trabalhando na divulgação através dos novos veículos de comunicação, enfim, a música está em toda parte.

Novos astros surgem todos os dias, guitarristas e suas técnicas mirabolantes, cada um tocando mais rápido; mais preciso; mais qualquer coisa do que o outro, é incrível. Daí eu me pergunto. Quantos deles tem identidade musical? Quantos desses novos ases da guitarra você identifica quando escuta um riff de seu instrumento? Quantos deles ultrapassaram os limites de seu estilo musical? Eu falo de unidade, expressividade e mais do que isso, eu falo de status mesmo. Quem foi o cara que empunhando uma guitarra nas últimas duas décadas conseguiu criar em torno de sua imagem uma áurea mágica, soar tão único em seu estilo de tocar e ser uma unanimidade dentro e fora do ciclo Rock N’ Roll, tendo sido convidado para engrandecer o trabalho de vários artistas dos mais variados estilos musicais ao redor do mundo?
.
Sem medo de ser crucificado pelos “entendidos” no assunto, eu respondo as perguntas que fiz acima. Depois de Saul Hudson, conhecido mundialmente como Slash, não houve mais nenhum outro guitarrista que pudesse ostentar o título de herói da guitarra. Tecnicamente existem muitos guitarristas melhores do que o Slash, mas alcançar o status que esse cara alcançou como guitarrista é coisa para um grupo seleto, esses eu chamo de verdadeiros heróis da guitarra. Acho que foi o Zakk Wilde quem disse e eu faço minhas as palavras dele ou de quem quer que tenha dito. O Slash é o último dos guitar heroes.  

D. Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário