If the good die young, I'll live forever... on the road!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Classical Albums

Bon Jovi – Bon Jovi 1984

O ano de 1984 marca a mudança definitiva no direcionamento do Hard Rock americano. O estilo vinha numa crescente com bandas como: Twisted Sister, Motley Crue, Quiet Riot, etc. Essas bandas apostavam numa temática que abordava as revoltas da juventude da época. Quando os rapazes de New Jersey, capitaneados pelo talentoso Jon Bon Jovi aparecem com uma nova proposta lírica, onde os romance juvenis tomam o lugar das revoltas, o Hard Rock sofre um impacto jamais visto. Dee Snider vocalista do Twisted Sister declarou em uma entrevista certa vez: “Tudo estava indo muito bem, até que esse cara bonitinho de New Jersey apareceu com suas letras românticas e estragou tudo.”

O Bon Jovi caiu como uma bomba no cenário Hard Rock americano e em pouco tempo toma o mundo de assalto com a sua música.

Runaway abre o álbum com uma introdução de teclado marcante, fazendo contraponto ao teclado, a guitarra de Richie Sambora e a bateria de Tico Torres mostram que o Bon Jovi chegava para ficar no cenário da época. Runaway foi uma das musicas mais tocadas no verão americano de 1984. Melodia fácil e refrão marcante fizeram dessa canção um dos clássicos do estilo.

Roullete marca a estréia em disco de uma das parcerias mais duradoura e bem sucedida da história do rock, Jon Bon Jovi e Richie Sambora fizeram uma canção amarrada por uma boa variação rítmica comandada por Tico Torres e Alec John Such e intervenções certeiras de teclado e coros ao longo de toda a canção.

She Don’t Know Me é a única canção que não é de autoria de membros da banda nesse disco e em toda carreira do Bon Jovi (estou falando em álbuns de estúdio). Não tenho a menor idéia de quem seja o tal de M. Avsec que compôs a música, mas que o cara mandou muito bem disso não tenho a menor dúvida. A canção é marcada por uma introdução de teclado que entra na sua cabeça e não sai mais, é tão marcante que vez ou outra você escuta outras canções que beberam nessa fonte. Eu e meu grande amigo Adilson quando estamos tomando umas geladas identificamos aqui e ali alguma musica que lembra She Don’t Know Me.

A minha preferida do disco é Shot Through The Heart. Com uma introdução que lembra um pouco Runaway essa música tem uma das melhores performances da banda no disco. Belíssimas paradas no meio da musica onde Jon entra com sua ainda potente voz junto com o teclado dando um clima todo especial a letra dessa ótima canção hard rock.

Love Lies é o embrião do que viria se tornar a marca registrada do Bon Jovi, suas belíssimas baladas. Boa composição de Jon Bon Jovi e David Rashbaun (hoje David Briam).

Em Breakout, baixo, bateria, guitarra e coro fazem a base para as boas intervenções do teclado e os vocais bem encaixados de Jon. Outra bela canção nos moldes da época. Vale destacar que Richie Sambora debulhava sua guitarra com milhares de notas, sobretudo nos solos, coisa que o mesmo abandonaria num futuro próximo dando ênfase a solos mais contidos e precisos que o fariam uma referencia como artista.

Uma belíssima introdução de guitarra. Dessa forma começa Burning For Love, alias a guitarra manda nessa música, Richie não ficava devendo a nenhum guitarrista da época apesar de sua pouca idade. Coloque essa música para rolar no som do seu carro e tente se conter e não pisar fundo no acelerador.

Come Back e Get Ready, duas canções no mesmo molde de Burning For Love, ou seja, Hard Rock em alta velocidade, mas com um diferencial importantíssimo: os caras do Bon Jovi tinham telento de sobra para executar esse tipo de música com perfeição.

Um dos maiores fenômenos de vendas da história da musica. O Bon Jovi avançou além dos limites do Hard Rock. Há algum temo atrás saiu um box da banda com o seguinte título: Cinqüenta milhões de fãs não podem estar errados. A julgar pelo tempo essa quantidade já deve ter no mínimo duplicado, já que a banda vem fazendo álbuns de sucesso um atrás do outro.

Apesar das constantes críticas dos mais radicais, eis aqui uma banda que alcançou o que poucas conseguiram, mas o que todas desejaram.  

D. Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário