If the good die young, I'll live forever... on the road!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Guns N' Roses – 20 anos de Use Your Illusion na visão de Slash

Os clássicos álbuns “Use Your Illusion I e II” do Guns N' Roses estão completando 20 anos desde o seu lançamento. Na época e ainda hoje a muitas pessoas acharam um absurdo o lançamento de dois álbuns duplos, uma verdadeira demonstração de megalomania, isso no meu ponto de vista, pois há quem tenha achado a coisa toda perfeita. Não se pode negar que em ambos os álbuns existe algumas canções muito boas, mas que caberiam devidamente em um álbum simples, o que o tornaria sem duvidas mais um dos grandes álbuns da história por merecimento em termos de musicalidade e não em cima do poderoso marketing que foi feito na época.

O que é mais interessante notar é que a opinião de que tudo foi exagerado em se tratando daqueles discos, ecoa entre alguns membros da banda na época. O guitarrista Slash, por exemplo, deixou bem claro que não concordava com toda aquele exagero, mas ao que parece o cara foi voto vencido na história. Entre outras coisas o homem da cartola disse o seguinte em recente entrevista ao MusicRadar.com: “Eu quero dizer, honestamente, eu teria preferido fazer um disco com apenas 10 musicas de forma mais simples (...)”.

O guitarrista ainda relatou que o processo de gravação foi totalmente exploratório, não houve a espontaneidade e a liberdade que houvera anos antes com “Appetite For Destruction”. Segundo Slash, o guitarrista Izzy Stradlin começou a sentir muito ruim com toda aquela situação, aquilo fugia completamente da filosofia de vida dele, e aos poucos Izzy foi se afastando.

“O álbum alcançou proporções gigantescas quanto à produção e complexidade e as expectativas maciças, que Izzy começou a se curvar. Era difícil de encontrá-lo, porque isso era contra sua filosofia rock and roll e eu concordo totalmente com ele.”

Slash acredita que as faixas básicas do disco tinham algo que o tornava especial, mas esse ‘algo’ se perdeu no tempo em que se levou para fazer todas aquelas camadas de vocais e overdubs...

Quanto a sua preferência em relação aos álbuns, o guitarrista falou o seguinte: “Eu não sei qual deles eu prefiro. Eu não os ouvi por tanto tempo, eu nem sei o que está em cada um deles. O que eu sei é que as pessoas preferem o azul ao vermelho...Ou talvez seja o contrário.”

Muita gente torce o nariz para o dois álbuns, outros adoram as musicas ali contidas, o fato é que gostando ou não “Use Your Illusion I e II” entraram para a história do Rock And Roll e estão completando duas décadas e ainda provocando muitas discussões, afinal de contas se trata do Guns N’ Roses.

D. Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário