If the good die young, I'll live forever... on the road!

terça-feira, 17 de abril de 2012

Joe Tempest - tentamos desafiar as pessoas que nos ouvem

Em recente entrevista ao Bravewords.com, o vocalista do Europe falou sobre o novo álbum "Bag Of Bones", turnês e muito mais. A seguir alguns trechos da entrevista de Joe Tempest a Mitch Lafon.

Antes a banda tinha cinco álbuns que foram lançados entre 1983 e 1991. Fizeram uma pausa e voltaram em 2003/04 e lançaram até então três álbuns e estão prestes a lançar o quarto. Não me parece ser uma continuação, mas sim uma outra banda em ação. Seria justo dizer que esta é uma banda nova?

"Eu acho que sim. Quando nos encontramos em 2003 e falamos sobre o futuro, nós dissemos que só havia duas opções. Nós podemos fazer um álbum no estio anos 80, uma turnê de reunião e ir para casa ou podemos construí-la a partir do zero, construir uma nova relação com o público e a mídia. Sabíamos que iria demorar, e podíamos obter um resultado ruim, mas resolvemos contruí-la lentamente. Alguns países realmente aceitaram muito bem. O Reino Unido foi um deles, o que é gratificante. Então, eu concordo com você que é uma banda diferente...uma banda nova. (...)"    

Bandas da mesma época do Europe como Def Leppard e Bon Jovi direcionaram seu som para algo mais acessível com o passar dos anos. O que eu acho legal no Europe é que vocês tomaram a direção contraria, mas isso não seria um risco no mercado, sobretudo depois de um longo tempo parados?

"Nós não queremos ficar parados, queremos está em constante progresso. Tentamos desafiar a nós mesmos e as pessoas que nos ouvem. Não iremos tocar apenas porque é seguro. Europe, Bon Jovi e Def Leppard surgiram praticamente ao mesmo tempo, e eles ainda estão por aí e fazem o que se propõem a fazer bem. Acho que estamos em uma viagem mais louca e assim você se arrisca mais. (...)"    

A banda já excursionou nesse retorno varias vezes pela Europa, mas parece está evitando a America do Norte. Porque estão evitando os Estados Unidos e o Canadá?

"Não estamos evitando, mas estamos a procura de uma oportunidade real. Acho que com Bag Of Bones isso poderá acontecer. O álbum tem um toque de blues e foi produzido por Kevin Shirley, um produtor que vive em Los Angeles, e o álbum tem muito de rock clássico. Eu acho que Bag Of Bones em comparação a qualquer outro álbum novo do Europe pode nos proporcionar essa abertura. É um álbum mais aberto de blues e classic rock e pode nos proporcionar diferentes lugares para turnê. (...)"

Joe ainda falou sobre a pressão que a banda sofreu para fazer um álbum como "The Final Countdown" e que definitivamente eles rechaçaram essa possibilidade, pois para ele o álbum e sobretudo a canção "The Final Countdown" estão acima do Europe e eles não poderiam fazer nada próximo dela, muito menos imitá-la. Outro ponto tocado na entrevista foi a participação do baterista Anton Fig em alguns overdubs no álbum. Joe deixou bem claro que Anton só fez alguns overdubs e quem tocou bateria no álbum foi Ian Haugland. E para a alegria dos fãs o vocalista disse que vai excursionar por lugares diferentes com "Bag Of Bones" durante 2012 e 2013 e já no inicio de 2014 a banda entra em estúdio para gravar um novo álbum. Não dá para negar que o Europe voltou com força total desde 2004 e parece que não vai parar tão cedo. Os fãs da boa música agradecem.

D. Fernando   

Nenhum comentário:

Postar um comentário