O lendário vocalista Dan MacCafferty saiu de cena. Uma das maiores vozes da história do rock não resistiu ao ataque covarde de uma doença que afeta o seu sistema respiratório.
Dan já vinha sofrendo com as consequências desse problema há algum tempo, recentemente o vocalista teve dois colapsos no inicio das apresentações da banda. O primeiro aconteceu no Canadá e o mais recente na Suiça. Isso fez com que a banda cancelasse futuras apresentações.
Algumas pessoas espalharam o boato de que o vocalista tinha sofrido um AVC, mas essa mentira foi prontamente rebatida e o que de fato aconteceu foi que Dan MacCafferty assumiu de vez sua condição e resolveu deixar o Nazareth. Ele ainda gravou um novo álbum da banda que deverá ser lançado em breve.
O vocalista falou a Classick Rock sobre o assunto:"Eu não tive um AVC, isso é completamente falso, graças a Deus. Eu não estou internado em um hospital na Suiça. Não sei como essas coisas surgem. Eu tenho uma doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e ele foi aumentando com o passar dos anos. Você não sabe quando vai vir, mas de repente você não pode respirar."
Dan falou do momento em que aconteceu o último colapso na Suiça: "Eu estava indo para o palco do Summerfest na Suiça e pensando: Isso é ótimo, nosso primeiro festival em poucos meses e está um dia lindo. Não poderia ser melhor."
Três músicas após o inicio do show, Dan sofreu um ataque que o deixou sem fôlego e incapaz de continuar. Naquele momento, ele decidiu aposentar-se de imediato.
"Quando eu sai do palco eu disse para os rapazes: Eu não posso continuar fazendo isso com a banda. Eu não posso constranger os rapazes e os fãs. Se você não pode fazer o trabalho, então você não deveria está lá. O Nazareth é grande demais para isso!" Disse McCafferty.
Ele continuou: "A música que fizemos ao longo dos anos é mais importante do que qualquer membro da banda. E isso não pode mudar só por que eu saí. Eu realmente espero que eles encontrem outra pessoa. Tenho certeza de que eles podem."
McCafferty falou sobre a gravação do novo álbum da banda: "Entrar num estúdio e cantar não é como fazer um show. Eu sempre poderei fazer um outro álbum, mas levantar-se para fazer uma hora e 45 minutos e levar as pessoas a pagarem para me ver - eu não posso fazer isso!"
Dan deixou no ar a possibilidade futura de um álbum solo, mas ao ser questionado sobre um show de despedida ele disse: "Seria como: Eu vou cantar por dez minutos, todo mundo vai para tomar uma cerveja que eu vou cantar por mais dez minutos. Eu não sei bem como funcionaria."
E ele finaliza dizendo: "Que todos saibam que eu apreciei cada um deles que estiveram lá por todos esses anos".
Pode ter certeza de uma coisa Dan McCafferty - Nós, fãs da boa música pesada é que apreciamos cada momento dos seus 45 anos de carreira.
Nazareth - Love Leads To Madness
D. Fernando